Dark Kitchen: já ouviu falar desse modelo de negócio?

Já não é mais novidade para ninguém que, depois da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), o mercado alimentício precisou se adaptar aos novos moldes implementados pelos governos para evitar a transmissão do vírus. Assim como novos modelos de negócios foram criados para que a economia do país não parecesse. Neste conteúdo explicaremos um pouco mais sobre esse novo modelo de empreendimento “Dark Kitchen”. Então continue lendo o nosso post até o final e tire todas as suas dúvidas sobre esse tipo de serviço altamente crescente na atualidade.

O que é Dark Kitchen? 

“Dark Kitchen”  ou “cozinha fantasma” de forma traduzida, é um termo utilizado para restaurante que funciona exclusivamente para fazer entregas de comida, sem oferecer atendimento presencial aos clientes, esse tipo de negócio concentra-se na produção de alimentos para entrega, usando aplicativos de entrega como principal canal de venda. Eles oferecem uma solução para restaurantes que desejam expandir seu alcance sem ter que investir em espaços físicos ou enfrentar os custos operacionais de um restaurante tradicional.

[Imagem] 

A lei de regulamentação das dark kitchens em São Paulo

A Câmara Municipal de São Paulo votou em segunda e decisiva votação em seu plenário, no dia 29 de novembro de 2022, para aprovar o texto alternativo apresentado pelo governo ao PL (Lei) 362/2022, que regulamenta as dark kitchens. 

A proposta recebeu 38 votos a favor, 11 contra e 1 abstenção. Para ser aprovado, o projeto teve que ser votado por quórum qualificado, já que a matéria altera as leis de zoneamento da cidade. 

O PL determina regras para o funcionamento desse modelo de negócio, bem como os ambientes nos quais as cozinhas serão instaladas. Os estabelecimentos em funcionamento terão até 90 dias a partir da data de aprovação da lei para se adequarem.

Vale destacar que o PL estabeleceu que as cozinhas não podem ser menores que 12m². O texto aprovado classificou essa estrutura em 2 subcategorias:

Ind-1b: autoriza entre 3 a 10 cozinhas em um espaço de 500m²;

Ind-2: espaços com mais de 10 cozinhas ou 500m².

Como microempreendedores podem se beneficiar desse modelo de negócio? 

Essas cozinhas permitem que os empreendedores testem conceitos de restaurantes com menor risco e flexibilidade. Podem criar marcas de entrega exclusivas ou parcerias com restaurantes já existentes para atender a diferentes segmentos de mercado ou necessidades específicas, tudo isso sem a necessidade de um espaço físico completo. 

Benefícios de montar uma Dark Kitchen

Inovação

O Dark Kitchen é um vetor de inovação no segmento gastronômico. De acordo com o Financial Times, esse modelo de negócios atrai investidores — especialmente àqueles familiarizados com o mercado de aplicativos de delivery.

Para além desses aspectos, porém, representam um salto em direção a um futuro onde os restaurantes tradicionais terão novos e eficientes competidores para lidar.

  • Operação econômica

O recente modelo de cozinha permite que o restaurante evite despesas relevantes, como o aluguel de um espaço. 

Em vez disso, o empresário pode focar exclusivamente na comida, eliminando também a necessidade de pessoal para a cozinha e podendo comandar uma operação mais enxuta.

  • Praticidade e conforto

As Dark Kitchens podem operar de qualquer lugar. Não há necessidade de escolher uma localização privilegiada e cara. Também são capazes de se adaptar facilmente à demanda sazonal.

Além disso, possuem alta adesão aos aplicativos e plataformas de delivery. Assim, eles eliminam a necessidade de desenvolver seus próprios aplicativos para as vendas.

  • Escalabilidade do negócio

Elas operam sob a premissa da melhoria contínua — algo muito mais relacionado a outros tipos de negócios do que restaurantes. 

Desse modo, possuem muito mais chances de escalar o negócio para patamar impensáveis e em pouco tempo. 

Dark Kitchen

O que é preciso para abrir esse modelo de negócio? 

Para abrir uma cozinha fantasma, o primeiro passo é escolher o modelo de negócio:

  • Você pode cozinhar e vender sua própria comida em sua cozinha ou você pode alugar uma cozinha para fazer isso;
  • Você também pode sublocar sua cozinha para que um restaurante ou chef local estabeleça seu negócio de delivery.

Feito isso, a etapa seguinte é selecionar o local adequado para seu estabelecimento:

  • As Dark Kitchens próprias, construídas inteiramente pelo empresário e seus sócios;
  • Uma reforma de uma cozinha existente em uma infraestrutura capacitada para a operação 100% delivery;
  • Cozinhas compartilhadas ou contratação de Cozinha como Serviço. 

Após escolher o modelo de negócios, o empresário precisa se atentar a duas necessidades:

  • Marketing: sua marca e suas mensagens são muito importantes. Afinal, isso é tudo o que sua Dark Kitchen tem — redes sociais, email marketing, presença nas plataformas de delivery, até mesmo a forma que você tira fotos dos alimentos;
  • Tecnologia: são as plataformas, aplicativos e softwares que vão impulsionar suas operações e oferecer as vantagens que tanto falamos. 

Uma dica é investir em um sistema para restaurante para consolidar todos os pedidos, organizando-os em um formato claro e consistente que agiliza o trabalho da cozinha e dos entregadores

Como a Venecenter pode ajudar micro e pequenos empreendedores? 

  • Fornecimento de equipamentos especializados: A Venecenter oferece uma ampla variedade de equipamentos gastronômicos necessários para a montagem de uma dark kitchen eficiente. Fogões, fornos, fritadeiras, chapas para grelhados, geladeiras, freezers e outros equipamentos específicos para a preparação e armazenamento de alimentos. Essa oferta abrangente de equipamentos pode facilitar a criação de uma infraestrutura funcional para a operação.
  • Orientação e consultoria: A equipe da Venecenter possui conhecimento especializado no setor gastronômico e pode fornecer orientação e consultoria aos empreendedores que estão iniciando uma dark kitchen. Ajudando na seleção dos equipamentos mais adequados às necessidades do negócio, considerando o tamanho do espaço, capacidade de produção e tipo de cozinha desejado. Essa orientação pode ser valiosa para garantir a eficiência e a funcionalidade da operação.

Com a Venecenter ao seu lado, os empreendedores podem dar vida às ideias e aproveitar todas as vantagens desse modelo de negócio em ascensão. Não importa se você está iniciando do zero ou buscando expandir sua operação existente, estamos prontos para transformar suas aspirações em realidade. Aproveite as oportunidades oferecidas pelo mercado e conte com a nossa parceira nessa jornada gastronômica de sucesso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *